CELA DE PEDRA - PRISIONEIROS DO TRABALHO EM SÃO PAULO

28/01/2013 22:20

Cela de Pedra - Prisioneiros do Trabalho em São Paulo foi apresentado ao Fiam-Faam Centro Universitário em 2012, como trabalho de conclusão de curso obrigatório para a obtenção da graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

Foi um trabalho de pesquisa que buscou dar a palavra aos principais envolvidos nos primeiros momentos da identificação e combate ao trabalho em condições análogas às de escravo na cidade de São Paulo. Foram procuradas pessoas do poder público, da sociedade civil, da imprensa especializada e algumas vítimas. Certamente um grupo seleto e de grande representatividade para o tema abordado.

As fontes tiveram a possibilidade de expor os trabalhos que desenvolvem no combate ao trabalho escravo urbano contemporâneo, os problemas encontrados para desenvolver esses trabalhos e perpectivas para a tentativa de erradicação desse mal que vem sendo amplamente divulgado na mídia, especialmente na novela Salve Jorge, da Rede Globo de Televisão, obra de autoria da consagrada Glória Perez. 

Para ilustrar os relatos das fontes, o livro apresenta algumas pequenas histórias de vítimas do trabalho em condições análogas à de escravo em solo paulistano e uma grande história. Nesta principal, a boliviana Lúcia conta como ela e sua família foram envolvidas por uma rede internacional de exploração de força de trabalho estrangeira.

Cela de Pedra - Prisioneiros do Trabalho em São Paulo obteve da banca examinadora a nota máxima: Dez com distinção e louvor.

Fizeram parte da avaliação três jornalistas. A Profª Eliza Casadei (orientadora), o Profº Dr. Roberto Carlos Gomes de Castro e Alexandre de Almeida Pereira.

Um tema atual, instigante e envolvente.

 

*É possível ver a capa, com melhor resolução, na seção galeria de fotos.